top of page
  • Foto do escritorClara Pereira - Psicóloga

Pré-natal Psicológico: O que é e como funciona?


Sabemos que o período perinatal é bastante específico e delicado em termos de mudanças não só físicas, mas também emocionais na vida de toda a família e, em especial, da pessoa que gesta. Por perinatal entendemos todo o intervalo de tempo desde o planejamento familiar, tentativas de gestação, adoção, gravidez, parto, pós parto e outros desfechos, como o luto por perda fetal; esse é um período potencial para alterações emocionais significativas, e a própria gestação é conhecida como um período potencial de crise na vida das mulheres e de quem gesta. Neste sentido, é de extrema importância uma atenção especial e qualificada em termos de saúde mental para quem está passando por essa fase da vida. O pré-natal psicológico tem o objetivo de oferecer suporte emocional e preparar as pessoas envolvidas para as mudanças que ocorrem durante a gravidez, o parto e o período pós-parto. Esse tipo de atendimento visa promover a saúde mental, ajudando a lidar com ansiedades, medos e expectativas relacionadas à maternidade/parentalidade, além de identificar e intervir precocemente em possíveis transtornos.

Pré-natal psicológico é uma abordagem que complementa o acompanhamento médico tradicional, visando um cuidado integral; é uma ferramenta a mais no cuidado de quem gesta e da família que está se preparando para receber um novo membro. Este trabalho pode ser feito em grupo ou individualmente, com a participação da família, do parceiro/a e com sessões que são planejadas em cima das necessidades específicas de cada gestante. A programação dos encontros, duração, frequência e valores são determinados em um primeiro encontro de entrevista inicial.

É importante frisar que o pré-natal psicológico não é um processo de psicoterapia, apesar de ter efeito terapêutico. Ele é uma técnica de cuidado integral, que visa o apoio emocional, preparação para maternidade/parentalidade, vinculação mãe-bebê, prevenção de transtornos e orientação e informações acerca do período perinatal. É um espaço seguro, de reconhecimento e compreensão desse tempo delicado da vida, assegurando uma experiência de gravidez mais positiva e tranquila.

Comments


bottom of page