top of page
  • Foto do escritorClara Pereira - Psicóloga

Psicoterapia Online: Recomendações

A psicoterapia na modalidade online se popularizou durante a pandemia do novo coronavírus em 2020. No momento em que as pessoas estavam em intenso sofrimento e sem poder ou conseguir sair de casa. Muitas pessoas adoeceram nesse período e buscaram alternativas para manter ou iniciar a psicoterapia de forma segura (pensando nas formas de contaminação do vírus).


Algumas pessoas de identificaram tanto com a modalidade que, mesmo após o momento de flexibilização do isolamento, optaram por manter a psicoterapia no modo online; outras pessoas retomaram a psicoterapia presencial, mas optando por algumas sessões online em determinados momentos ou situações de vida.


O fato é que a psicoterapia online se mostrou muito positiva tanto na questão de eficácia, quanto na questão de facilidade no mundo moderno em que estamos inseridos. As pessoas conseguem manter a psicoterapia estando afastadas de casa, por viagem a trabalho, por uma necessidade de saúde, por questões de tempo de deslocamento, de tempo disponível no dia a dia (algumas pessoas conseguem fazer psicoterapia no horário de almoço, por exemplo) e a modalidade foi cada vez mais ganhando espaço.


Desta forma, é possível buscar um profissional com o qual você se identifique em qualquer local do mundo! Inclusive também se destina a brasileiros que residem fora do Brasil, e que pela questão da familiaridade com a língua ou mesmo com a questão cultural, preferem fazer psicoterapia com profissionais brasileiros. A psicoterapia online tem suas vantagens, e ao escolher o profissional que irá conduzir o processo psicoterapêutico é importante verificar algumas informações, como por exemplo, questões de segurança, o software utilizado, antivírus, questões de segurança e ética profissional, cadastro do profissional no conselho de classe (no caso o CRP) e se o mesmo possui cadastro para atendimento online.


O atendimento online pelos profissionais de psicologia é uma modalidade reconhecida pelo conselho federal de psicologia (CFP) e regulamentado pela Resolução nº 11/2018 e pelo código de ética profissional. Os atendimentos são realizados de modo virtual, mas a relação estabelecida é real. Toda a comunicação é realizada através de uma plataforma, o que garante um ambiente seguro.


Para que os atendimentos aconteçam é importante estar em um local em que você tenha privacidade, assim como é importante que seja feito a partir de um computador preferencialmente, ou celular, com acesso a internet. Também é importante o uso de fones de ouvido e webcam.


Todo o atendimento e dados são mantidos em sigilo pela profissional. É importante ressaltar que o ambiente virtual não é livre de riscos, então recomendo que não se utilize aparelhos públicos, assim como utilizar antivírus e apagar históricos de conversas, se isso o deixar mais tranquilo. Esses são os cuidados adotados por mim enquanto profissional.


Com relação aos honorários, a primeira sessão é cobrada após a realização da mesma, e nesta mesma sessão serão feitos os acordos e combinados, caso o processo psicoterapêutico seja continuado. Por fim, a psicoterapia online é indicada à qualquer pessoa que esteja em sofrimento psíquico, e esteja em busca de ajuda profissional.


Comments


bottom of page